A memória de um local é preservada de diversas formas. Sob registo escrito, imagético, sonoro e na memória individual e colectiva de quem vivenciou o local e de quem herdou essas memórias. Estas estão, no entanto, ligadas à vivência humana que muitas vezes esquece a “memória” biológica e geológica do local, especialmente quando se trata de locais relacionados com a actividade humana, como é o caso da Fábrica da Pólvora. No entanto, esta outra “memória” existe e conta uma história paralela.
Nas primeiras visitas que fiz ao espaço da fábrica, ao caminhar pelos espaços verdes aqui existentes, foi inevitável reparar que algumas das árvores são testemunhas vivas da história deste local. Algumas delas serão, muito provavelmente, contemporâneas dos eventos mais marcantes da sua história recente. Numa dessas visitas, um tronco cortado lembrou-me que as "memórias" das árvores ficam inscritas nos anéis que formam o tronco.
Propus-me a recriar fotograficamente o movimento circular desses anéis, registando o local, não o desvendando completamente. Assim como os anéis nas árvores nos dão pistas sobre o tempo e os eventos que estas árvores vivenciaram, na sua própria linguagem, também foi essa a intenção de "Jardim da Memória": criar uma linguagem própria, remetendo para a "memória" biológica, que desvenda diferentes ambientes, emoções e também a passagem do tempo e as alterações que o mesmo provoca
Dendrocronologia - é uma técnica de datação que se baseia nos anéis de crescimento das árvores. Este anéis são bem distintos nalgumas árvores que crescem em zonas de clima temperado, com estações do ano bem definidas e resultam da variação da velocidade de crescimento do tronco ao longo do ano.
"Jardim da Memória" esteve exposto no espaço d'A Reserva, na Fábrica da Pólvora (Queluz), entre 16 de Fevereiro e 3 de Março de 2019 e na galeria da Livraria Barata (Lisboa) entre 6 de Maio e 20 de Junho do mesmo ano.
PA+3
Impressão jacto de tinta em papel de algodão aplicado em pvc 5mm.
Série de 15 imagens
6 imagens 25x25cm
9 imagens 50x50cm
Para adquirir as obras, por favor entrar em contacto
Impressão jacto de tinta em papel de algodão aplicado em pvc 5mm.
Série de 15 imagens
6 imagens 25x25cm
9 imagens 50x50cm
Para adquirir as obras, por favor entrar em contacto